Dólar Cai para R$ 5,40 com Efeito Surpresa da Invasão Venezuelana na Economia Global


O mercado financeiro brasileiro registrou um movimento de alívio nesta segunda-feira, com o dólar comercial encerrando o dia negociado a R$ 5,405, marcando o menor patamar em 25 dias. A desvalorização da moeda americana ocorreu em meio a tensões geopolíticas internacionais, especificamente a invasão da Venezuela e o sequestro de Nicolás Maduro, eventos que, paradoxalmente, geraram um efeito deflacionário esperado nos Estados Unidos.


Mercado de Ações Reage Positivamente

O otimismo não se limitou à moeda. A bolsa de valores brasileira, representada pelo Ibovespa, fechou em alta de 0,83%, atingindo 161.870 pontos. Este índice alcançou seu nível mais elevado desde meados de dezembro, impulsionado principalmente pelo desempenho de ações nos setores bancário e de mineração. Após um início de pregão volátil, a tendência de alta se consolidou no período da tarde.


Impacto Inflacionário e Juros nos EUA

A leitura predominante no mercado global foi que a escalada da crise venezuelana poderia levar a um aumento na produção de petróleo. Essa perspectiva sugere uma maior oferta da commodity nos próximos meses, o que, por sua vez, tenderia a reduzir os preços dos combustíveis nos Estados Unidos no médio prazo. A queda nos custos de energia é vista como um fator de descompressão da inflação americana, abrindo caminho para possíveis cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed) no início de 2026. Juros mais baixos em economias desenvolvidas historicamente atraem investimentos para mercados emergentes, como o Brasil.

Com informações da Agência Brasil.