Após colisão entre dois helicópteros em Nova Jersey, segundo piloto morre; FAA e NTSB investigam causas


Um acidente envolvendo dois helicópteros ocorreu neste domingo perto de um aeroporto no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Por volta das 11h25, horário local, as aeronaves colidiram no ar e uma delas pegou fogo. Um dos pilotos morreu no local; o outro faleceu nesta segunda-feira, após ser levado ao hospital.


As aeronaves envolvidas foram modelos Enstrom F-28A e Enstrom 280C. As equipes de segurança controlaram as chamas com apoio da polícia e do corpo de bombeiros.


A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança em Transportes (NTSB) foram acionados e devem conduzir a apuração das causas do acidente, com a coleta de registros de voo, entrevistas com testemunhas e inspeção dos aparelhos envolvidos.

O que se sabe até o momento

Até o momento, as informações públicas indicam apenas uma colisão entre as duas aeronaves de pequeno porte no ar, com um incêndio subsequente em uma delas. Não há confirmação de novos feridos além dos pilotos nem de fatores externos, como condições climáticas adversas ou falha mecânica específica, até a conclusão das apurações.

Próximos passos das autoridades

As autoridades planejam revisar dados de telemetria e registros de voo, entrevistar testemunhas e realizar inspeções técnicas nos helicópteros envolvidos. A FAA e o NTSB devem divulgar atualizações oficiais, enquanto a investigação avança, possivelmente levando semanas. Enquanto isso, a região permanece sob monitoramento em relação a operações de helicóptero e limitações em áreas próximas a aeroportos para facilitar a apuração.