
O Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, etapa fundamental do anel viário que contorna a Grande São Paulo, foi inaugurado nesta segunda-feira. A abertura ao tráfego está prevista para amanhã e integra um corredor que liga as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, em uma intervenção que promete reorganizar o fluxo de veículos na região e reduzir o tempo de viagem.
O que foi entregue e o impacto esperado
A primeira parte do trecho norte já traz três faixas de rolamento em cada sentido, quatro túneis, pontes e viadutos, além de quatro passagens subterrâneas de fauna com monitoramento. Quando totalmente concluído, o Trecho Norte somará 44 km de extensão, percorrendo SP, Guarulhos e Arujá; os 20 km restantes, que avançarão até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, têm entrega prevista para o segundo semestre de 2026.
Investimento, financiamento e prazos
O investimento total é estimado em cerca de 3,4 bilhões de reais. Do montante, aproximadamente 1,35 bilhão foi aportado pelo estado de São Paulo por meio do financiamento do BNDES, enquanto cerca de 2 bilhões saem da concessionária Via SP Serra, do Grupo Via Appia. A expectativa é de que cerca de 40 mil veículos utilizem o novo trecho diariamente, com significativa participação de caminhões e carretas.
Durante a cerimônia, o presidente do BNDES enfatizou o papel do financiamento público para viabilizar a obra, enquanto o governador de São Paulo ressaltou que o novo trecho, ao reduzir o tráfego pesado na marginal, aproxima o fim da obra do Rodoanel, com a promessa de reduzir o tempo de deslocamento para as famílias paulistas.
Operação, segurança e serviços disponíveis
Além da melhoria de fluidez, o complexo contempla uma base de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) com estacionamento, banheiros, água potável e área de descanso, um centro de controle de operações no quilômetro e um posto da Polícia Militar Rodoviária para monitoramento e atendimento emergencial.
Com informações da Agência Brasil.





