Lula inaugura Ponte da Integração Brasil-Paraguai em Foz do Iguaçu e faz apelo por pontes, não muros, na América do Sul


Em Foz do Iguaçu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, que aproxima Brasil e Paraguai e promete dinamizar o fluxo de pessoas, cargas e turismo na tríplice fronteira. A ponte tem 760 metros de extensão e vão livre de 470 metros, ligando Foz do Iguaçu a Presidente Franco, no Paraguai, sendo a segunda ligação viária sobre o Rio Paraná entre as duas nações, seis décadas depois da histórica Ponte da Amizade.


Impacto regional e visão estratégica

Autoridades e especialistas veem a abertura como um marco de cooperação regional, com expectativa de crescimento do comércio bilateral e maior mobilidade na fronteira. O projeto também integra um corredor de circulação de carga que busca manter caminhões pesados longe do centro urbano de Foz do Iguaçu, liberando espaço para atividades locais e turismo.


Características da obra e financiamento

A infraestrutura de acesso soma 14,7 quilômetros de extensão, conectando a BR-277 à ponte e ajudando a reorganizar o tráfego pesado na região. A ponte é estaiada, apoiada por duas torres de 190 metros de altura. O conjunto foi financiado por recursos de R$ 1,9 bilhão de ambos os países, com participação de Itaipu Binacional. Desse total, cerca de R$ 712 milhões foram destinados à ponte, enquanto o restante foi aplicado na Perimetral Leste, até novembro de 2025. O modelo institucional envolveu DNIT como proprietário, o governo do Paraná como executor e Itaipu como responsável pela transferência de recursos.

Operação gradual e próximos passos

A entrada em operação ocorre de forma gradual para assegurar segurança e adaptação dos órgãos de fiscalização. Na fase inicial, a travessia fica liberada apenas para caminhões descarregados, com horários coordenados pela Receita Federal e pela Polícia Rodoviária Federal. Em breve, ônibus de turismo fretados deverão passar a trafegar, e a liberação total para veículos de carga está prevista entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio.

A inauguração é também um marco de integração logística na fronteira, com o objetivo de ampliar o comércio bilateral e fortalecer a cooperação regional.

A Ponte da Amizade, hoje a principal ligação rodoviária entre Brasil e Paraguai, já recebe cerca de 100 mil pessoas e 45 mil veículos por dia. A nova travessia, ao longo do tempo, deve ampliar esse fluxo e reduzir gargalos logísticos na região.

Com informações da Agência Brasil.