A viagem perfeita começa antes do embarque: 5 dicas para viver férias memoráveis neste mês de julho

DSCN
Foto: Tudo Viagem
Viajar e poder experienciar novas culturas, dias de lazer e de descanso merecido é, para muita gente, o ponto alto do ano. Seja qual for o destino, estilo ou objetivos da viagem, há um ponto em comum entre todos eles: esperamos que tudo ocorra perfeitamente, sem contratempos.
Só que, entre escolher o destino, comparar preços, resolver o câmbio, lidar com escalas e garantir um bom atendimento com o agente de viagens e o hotel, o que era para ser um roteiro dos sonhos pode se tornar motivo de estresse antes mesmo de fazermos as malas.
A boa notícia é que a tecnologia tem facilitado — e muito — o planejamento de uma viagem, tornando todo o processo mais simples e fluido, graças ao avanço da inteligência artificial.
E a população está cada vez mais aberta a essa possibilidade, diante da expansão do uso de ferramentas de IA generativa no dia a dia. Para termos uma ideia deste cenário, dados de uma pesquisa da SemRush apontam que o Brasil já é o quarto país que mais utiliza o ChatGPT no mundo.

Personalizar o relacionamento

As empresas do setor de turismo mais atentas a esse cenário estão se antecipando para personalizar o relacionamento e fidelizar seus clientes. Segundo o relatório CX Trends 2025 da Zendesk , 85% dos líderes em experiência do cliente do segmento turístico acreditam que a IA é uma ferramenta eficaz para personalizar experiências, gerando benefícios como aumento de faturamento e sobrevivência dos negócios no longo prazo.
Por tudo isso, a tecnologia já fez parte da jornada turística da maioria das pessoas e a tendência é que esse número avance no curto prazo. E, além da inovação, algumas outras dicas de apoio aos consumidores na organização de suas férias de julho ou em futuras viagens:
1. Planeje sua viagem com IA
Você não precisa abrir bolsas de abas no navegador nem perder noites de sono comparando voos e hotéis. Diferentes plataformas de viagem já integram inteligência artificial para sugerir destinos, dados mais econômicos, passeios e alertas de variação de preços.
Por sua vez, ferramentas de IA generativa também podem te ajudar a montar roteiros com base em seu estilo de viagem e orçamento. O importante aqui é saber o que perguntar, fornecido contexto para as ferramentas, de forma a obter respostas claras e simples.
2. Prefira empresas que possuam atendimento em múltiplos canais
Seu voo foi cancelado? O check-in online não funcionou? Está com problemas para acessar uma reserva de hotel? Nesses momentos, não há tempo para esperar horas no telefone. Busque agências, companhias aéreas e hotéis que oferecem atendimento no WhatsApp, chat online e redes sociais — e que realmente funcionam 24 horas por dia.
Vale a pena também conferir se a empresa já conta com canais automatizados para resolver questões de modo mais ágil — também segundo o CX Trends, 81% das empresas de turismo líderes em experiência do cliente acreditam que 80% dos problemas serão resolvidos sem intervenção humana no curto prazo. E, contar com assistentes de IA caso surja um problema em sua viagem, pode fazer toda a diferença para evitar dores de cabeça.
3. Tenha cuidado com as empresas que só “vendem” o preço
A experiência começa na escolha. E, muitas vezes, o mais barato sai caro — especialmente se o suporte ao cliente for ruim. O fato é que, ao optar por empresas que priorizam sua experiência — equilibrando orçamento e um planejamento seguro — você tem mais chances de receber apoio real caso algo dê errado.
4. Estudo a comissão da empresa
Nesse sentido, também não se limita a pesquisar preços: avalia a confiança da agência, do hotel e da companhia de viagens no mercado. Experimente também enviar uma dúvida pelos canais da empresa antes de comprar um pacote para verificar, por exemplo, se possui atendimento 24 horas, se as respostas são ágeis e as interações oferecidas empatia.
Esses testes simples ajudam a evitar problemas futuros em um momento que você quer relaxar e aproveitar as atrações de um novo destino.
5. Use uma inteligência artificial em pensar “personalizar” a viagem dos seus sonhos
Quanto mais informações você fornece aos sistemas de IA, mais eles aprenderão sobre seu perfil. Salvar destinos favoritos, indicar preferências de hospedagem, incluir alertas de voo e filtrar os serviços que realmente importam para que você possa ser um mapa que irá tornar o planejamento da sua viagem mais rápido e personalizado de acordo com suas necessidades.
Afinal, a inteligência artificial não substitui o seu olhar, mas ela pode encurtar os caminhos e facilitar escolhas de acordo com os seus anseios de viagem. Dessa forma, o planejamento poderá se tornar a parte mais simples do seu plano para você poder focar no que realmente importa: viver experiências incríveis e construir memórias.
Essas dicas são de Ivan Preti, Executivo de Contas Corporativas na Zendesk

Conteúdo da página