Parintins 2025: saiba onde buscar atendimento de saúde na ilha Tupinambarana

SES Ambulatorio Foto Arquivo Secom jpe
Foto: Arquivo/Secom

Quem for curtir o 58º Festival de Parintins, nesta sexta-feira, sábado e domingo (27, 28 e 29), vai contar com uma estrutura especial de saúde, montada pelo Governo do Amazonas. A expectativa é de que mais de 120 mil pessoas passem pela ilha durante os três dias de festa e, para garantir a segurança de todos, a estrutura de saúde da cidade foi reforçada com profissionais, ambulâncias, medicamentos e o Barco Hospital São João XXIII na Providência de Deus.


De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que coordena a operação, mais de 1,6 mil profissionais estarão em atuação, somando os efetivos das redes estadual e municipal. Desse total, 113 foram enviados pela SES-AM exclusivamente para reforçar a estrutura já instalada na cidade. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de ambulância e equipe de apoio. Além das equipes, mais de 780 caixas com medicamentos e insumos foram encaminhadas para abastecer as unidades de saúde.

O serviço de remoção por ambulância conta com reforço do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. São cinco ambulâncias disponibilizadas, sendo duas dos Bombeiros e três da SES-AM.

Urgência e emergência

Conforme o fluxo desenhado pela SES-AM e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Parintins), os casos de urgência e emergência serão atendidos no Hospital Jofre Cohen, que funcionará 24 horas com suporte da rede estadual. A unidade, que recebeu reforços permanentes do Governo do Estado, com a implantação de 11 novos leitos de UTI, serviço de tomografia e suporte de especialistas, está localizada na rua Herbert Azevedo, no bairro Santa Clara.

Situado na rua Oneldes Martins, bairro José Esteves, o Hospital Padre Colombo, conveniado à rede estadual, será referência para atendimentos clínicos regulados e emergências obstétricas. A unidade também funciona 24 horas.

Barco Hospital

Uma das novidades deste ano é o Barco Hospital São João XXIII, que está ancorado próximo ao Hospital Jofre Cohen e funciona das 7h às 17h. A unidade fluvial é uma parceria do Governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Está oferecendo atendimentos em pediatria, odontologia, dermatologia, oftalmologia, ginecologia e obstetrícia.

O barco conta com leitos para internação, centro cirúrgico, equipamentos de videocirurgia e ambulanchas para remoções de pacientes. Para ser atendido, basta comparecer ao local munido de um documento com foto ou o cartão do SUS.

Bumbódromo

Dentro do Bumbódromo, a SES-AM implantou dois serviços de ambulatório, um no lado azul e outro no lado vermelho da arena. Os postos médicos estão equipados com leitos clínicos e materiais para estabilização de pacientes, incluindo insumos para procedimentos como reanimação, intubação, desfibrilação e gasometria. A equipe é formada por clínicos gerais, cardiologistas, oftalmologistas, cirurgião geral e profissionais de enfermagem.

São disponibilizados dez leitos clínicos e de estabilização no total, sendo cinco leitos em cada ambulatório, além de insumos e medicamentos necessários para o pronto atendimento. Os postos já começaram a funcionar na quinta-feira (26). O atendimento para a Festa dos Visitantes inicia 17h e vai até o final do evento. Já para os três dias de festival vai das 18h até o encerramento de cada dia.

A estrutura de saúde no Bumbódromo conta, ainda, com uma UPA sob a gestão da Semsa Parintins, que funcionará no horário das 7h às 3h da madrugada.

UTI Aérea

Para situações de maior gravidade, a SES-AM possui o maior serviço de UTI Aérea do Brasil. Aeronaves equipadas com Unidades de Terapia Intensiva farão as remoções para Manaus. O Complexo Regulador da SES-AM acompanhará, em tempo real, todos os atendimentos e o status das unidades hospitalares do município, coordenando os chamados.

Em terra, ambulâncias estão posicionadas em pontos estratégicos da cidade, como o aeroporto, Turistódromo e Bumbódromo, prontas para qualquer eventualidade.

Com informações da assessoria