Início Cidades Zona Leste de Manaus terá centro gratuito para atendimento de crianças com...

Zona Leste de Manaus terá centro gratuito para atendimento de crianças com autismo

Famílias comemoram criação de CAIC TEA
Foto: Arthur Castro/Secom

Moradores do bairro Jorge Teixeira e mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão com boas expectativas para a inauguração do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) José Contente, que será direcionado ao atendimento multidisciplinar gratuito de crianças com TEA na zona leste de Manaus. O espaço é resultado de uma reforma realizada pelo Governo do Amazonas e deve começar a funcionar em julho deste ano.


O governador Wilson Lima vistoriou, na quinta-feira (15), as futuras instalações e apresentou o projeto para a representante do Instituto Autismo no Amazonas (IAAM) e líderes comunitários do bairro Jorge Teixeira.


Investimento

O Caic José Contente é uma das unidades reformadas pelo Governo do Amazonas e será voltado exclusivamente para atendimento de crianças com TEA, de até 11 anos. A unidade contará com consultórios médicos, salas de atendimento terapêutico, integração sensorial, psicomotricidade, multissensorial, entre outras estruturas essenciais para o desenvolvimento das crianças.

Com investimento de R$ 1 milhão, o espaço passou por melhorias estruturais, como revitalização da edificação principal, reservatório elevado, chafariz comunitário, estacionamento, cobertura, forro, instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura geral e paisagismo.

Caic TEA

O atendimento multidisciplinar será levado para três unidades da capital: Caic José Contente, na zona leste; Caic Gilson Moreira, na zona norte, cuja reforma está́ em fase de conclusão para ser adaptado; e o Caic+Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque 10, já reformado e que também vai passar por readequação de seus espaços.

O atendimento será baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), um método cientificamente comprovado que auxilia pessoas com autismo a desenvolver habilidades sociais, comunicativas e de autocuidado.

“O transtorno de espectro autista é uma das maiores demandas que temos hoje para poder atender com qualidade as crianças que precisam de um acompanhamento diferenciado. É importante colocar que o serviço cumpre os princípios da equidade do Sistema Único de Saúde, diferenciado e inovador no Amazonas, que vai trazer serviços para desenvolver a linguagem, a autoconfiança e habilidades motoras”, destacou a secretária de saúde, Nayara Maksoud.

O Governo do Amazonas já concluiu a reforma de sete Caics: Caic Alexandre Montoril, bairro Petrópolis; o Caic Edson Melo, bairro Zumbi; Caic Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Colônia Terra Nova; o Caic Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado; Caic Dr. Afrânio Soares, no bairro Parque 10; Caic Ana Maria Braga, no bairro São José; e o Caic Dr. Alberto Carreira, no bairro Compensa.

Com informações da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com