
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) apresentou, nesta segunda-feira (31), o caso da prisão efetuada em flagrante, por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), com apoio do Conselho Tutelar Leste 2, na sexta-feira (28), na rua dos Açaizeiros, bairro Grande Vitória, zona leste, de um idoso, de 65 anos, por favorecimento à prostituição de uma adolescente de 14 anos.
De acordo com a delegada Juliana Tuma, titular da unidade especializada, a Depca tomou conhecimento por meio do Conselho Tutelar Leste 2, que recebeu uma denúncia informando sobre um possível crime de abuso sexual que estaria sendo praticado na localidade.
“Ao chegarmos no local informado, encontramos a vítima bastante debilitada, em posição fetal, em um ambiente insalubre e fétido, em um banheiro na parte externa da casa do autor. A adolescente não conseguia falar inicialmente, no entanto, com calma conseguimos fazer com que ela relatasse. Ela disse que era abusada sexualmente pelo indivíduo em troca de comida ou dinheiro para se alimentar, uma vez que ela vivia em situação de vulnerabilidade social”, disse a delegada.

De acordo com a delegada, no momento em que a vítima foi encontrada, ao lado havia algumas salsichas, que conforme foi apurado, seriam o pagamento recebido por ela após o último abuso sexual, na madrugada anterior. A adolescente relatou, ainda, que os abus0s eram praticados há muito tempo.
“Ela vive em situação de vulnerabilidade, na rua, e recebia ajuda das pessoas na redondeza. Se aproveitando disso, o autor praticava a violência sexual contra ela, além de registrá-los com a câmera do celular. Ela foi submetida ao exame de corpo de delito, que confirmou o crime”, relatou a delegada.
Segundo a delegada, o celular do infrator foi apreendido e as investigações continuam, pois existe a possibilidade de outras vítimas em situações de vulnerabilidade que foram favorecidas à prostituição também.
O idoso responderá por favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente e está à disposição da Justiça.
Com informações da Polícia Civil do Amazonas