Início Cidades Amazonas conquista 7º melhor desempenho em Segurança Pública no Brasil

Amazonas conquista 7º melhor desempenho em Segurança Pública no Brasil

SSP AM NUMEROS HOMICIDIOS FOTOS DIVULGAÇÃO SSP AM ()
Foto: Divulgação/SSP-AM

O Amazonas obteve o 7º melhor desempenho no Brasil, na área da Segurança Pública. O dado é do Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo, que foi divulgado, na sexta-feira (21), aponta, ainda, que no levantamento geral, o Amazonas ocupa o 1º lugar entre os estados das regiões Norte do país.


Conforme o secretário de Segurança Pública (SSP-AM), Vinícius Almeida, esse é o melhor resultado alcançado pelo Amazonas desde a criação do ranking, em 2015 e é fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, que tem fortalecido a integração entre as Forças de Segurança amazonense.


O estudo do CLP é uma ferramenta de avaliação da gestão pública do Brasil, e possui 10 pilares que constituem o Ranking de Competitividade dos Estados. Dentre eles, o quesito Segurança Pública é o que possui a maior relevância e importância relativa. A vertente avalia 10 indicadores criminais, entre eles, mortes a esclarecer, qualidade da informação de criminalidade, violência sexual, mortalidade no trânsito, segurança patrimonial, entre outros.

Conforme a série histórica do pilar da Segurança Pública, o Amazonas esteve, em 2022, no 24º lugar, subindo no ano seguinte, 2023, esteve em 14º e este ano, com dados consolidados de 2024, conforme destacado pelo secretário da SSP-AM, alcançou o feito histórico de estar entre os 10 melhores resultados do país, com o 7º melhor desempenho, e ocupando o 1º lugar em desempenho entre todos os Estados da Região Norte.

O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, reforçou o empenho da tropa e o trabalho integrado com as Forças de Segurança do Amazonas.

O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno Fraga, destacou que a integração da instituição com as demais Forças de Segurança foi essencial para a conquista desse marco histórico no estado. O Governo do Amazonas investiu na aquisição de novas ferramentas e no reforço do efetivo com a convocação de novos concursados, permitindo avanços significativos no combate à criminalidade.

Fraga também destacou a prisão de 358 suspeitos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, em ações conduzidas pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI).

Investimentos

Desde 2019, o Governo do Amazonas, sob a gestão de Wilson Lima, já investiu cerca de R$ 1,16 bilhão em segurança pública, reforçando o combate à criminalidade e modernização das Forças de Segurança, entre investimento em pessoal, estrutura física, armamentos, equipamentos e novas tecnologias.

A mais recente entrega de equipamentos, avaliada em R$ 7 milhões, incluiu 320 fuzis para as polícias Civil e Militar, além de tecnologias para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). As ações abrangem também a criação de programas estratégicos como RecuperaFone e a incorporação de novos policiais a partir de duas convocações a partir do concurso público realizado em 2021. Ao todo, 2,8 mil novos profissionais foram convocados desse concurso, ultrapassando o quantitativo de 2,4 mil vagas previstas inicialmente nos editais.

Com informações da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com