Policiamento fluvial do Amazonas vira referência em segurança integrada

SSP AM BA COMUNIDADES POLICIAMENTO FOTO DIVULGAÇÃO SSP AM
Foto: Júlia Barroso/SSP-AM

As Bases Fluviais do Amazonas se consolidaram como modelo de policiamento itinerante e integrado. Lançada em janeiro do ano passado pelo governador Wilson Lima, a Base Arpão 2, a quarta unidade coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que opera no rio Negro, nas proximidades de Barcelos, tem garantido mais segurança à população não só do município, mas também para as cidades adjacentes.


A moradora Ivaneide Oliveira, que reside na comunidade de Moura, distante cerca de 30 minutos de onde a Base está ancorada, relatou que a comunidade sofria com ataques provenientes do narcotráfico, mas que a segurança da vila foi transformada com a chegada da Base Arpão 2.

“Depois que a base chegou amenizou muito, tínhamos medo de sair de casa. Mas graças a Deus depois que a Base Arpão chegou melhorou muito a nossa comunidade, não só a nossa como as outras também”, explicou a moradora.

Morador de Moura há 25 anos, José Farias, contou que a comunicação com as tropas da Base é muito acessível e o policiamento chega com agilidade quando solicitado. “Quando vemos que tem algo acontecendo, ligamos para o comandante da Base e eles chegam para prestar apoio. Agradecemos muito por esse trabalho”, relatou José.

Bases

Coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), as Bases Fluviais Arpão 1 e 2, Tiradentes e Paulo Pinto Nery atuam com ações ostensivas e preventivas nas cidades de Coari, Barcelos, Itacoatiara e Parintins, estendendo-se a outros municípios adjacentes.

As bases contam com lanchas blindadas e equipadas para patrulhamento, além do efetivo treinado da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).

Com informações da assessoria