Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero terá capacidade para 3 mil procedimentos anuais em Manaus

FCecon Cepcolu FOTO Laís Pompeu ()
Foto: Laís Pompeu/FCecon

O Governo do Amazonas deu um importante passo no combate ao câncer de colo do útero com a sanção da Lei n.º 7.290, de 6 de janeiro de 2025, que institui o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu). A unidade será anexada à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), referência no tratamento de câncer na região, e funcionará como hospital-dia.


Estrutura do Cepcolu

O Cepcolu contará com:


  • Quatro consultórios
  • Quatro salas cirúrgicas
  • Um anfiteatro para treinamentos, cursos e habilitações.

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o centro será especializado em procedimentos de conização, uma cirurgia de pequeno porte que remove lesões pré-malignas do colo do útero, prevenindo o desenvolvimento do câncer.

Impacto na saúde pública

A unidade tem como objetivo ampliar significativamente o número de conizações realizadas. Atualmente, a FCecon realiza cerca de 500 procedimentos por ano, mas com o pleno funcionamento do Cepcolu, a capacidade será expandida para 3 mil conizações anuais.

De acordo com a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira, a iniciativa impactará diretamente a saúde pública do Amazonas, reduzindo a necessidade de tratamentos mais complexos, como:

  • Radioterapia e quimioterapia
  • Cirurgias de alta complexidade
  • Cuidados paliativos

Acompanhamento e prevenção

Além das cirurgias, o Cepcolu fará o acompanhamento contínuo das pacientes, com consultas a cada seis meses durante dois anos. Esse monitoramento segue diretrizes de sociedades internacionais, garantindo tratamento integral e eficaz.

Obras e parcerias

A construção do Cepcolu está em fase de acabamento, com montagem de equipamentos e mobiliário. A obra foi viabilizada em parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Um divisor de águas

Para a diretora técnica da FCecon, Hilka Espírito Santo, o Cepcolu representa a maior ação já realizada na saúde pública do estado para combater o câncer do colo do útero. A unidade não apenas aumentará o acesso ao diagnóstico e tratamento precoce, mas também reforçará a missão do Governo do Amazonas de oferecer saúde de qualidade e prevenir mortes evitáveis.

Com a inauguração do Cepcolu, o Amazonas dá um passo significativo no enfrentamento ao câncer que mais atinge as mulheres no estado, promovendo mais qualidade de vida e esperança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui