O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (8), a criação de nove novos núcleos do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), oferecendo 2.500 novas vagas para 2025. A iniciativa busca ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte e ao lazer comunitário em Manaus e outros municípios do Amazonas, promovendo cidadania e qualidade de vida.
Com os novos núcleos, o Pelci alcança 43 espaços: 33 em Manaus e 10 no interior. Desde o lançamento do programa, em 2021, mais de 15 mil atletas já foram beneficiados em modalidades como futsal, futebol, handebol, atletismo, futevôlei, judô, jiu-jitsu e wrestling.
Novos projetos: Colônia de Férias e Funcional por Toda Parte
Entre as novidades anunciadas estão:
- Colônia de Férias do Pelci: acontecerá de 20 a 23 de janeiro, oferecendo 2.000 vagas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.
- Projeto Funcional por Toda Parte: atividades funcionais regulares serão realizadas duas vezes por semana nos núcleos do Pelci a partir de 13 de janeiro, com 10 mil vagas disponíveis.
Como participar
As inscrições estão abertas até 20 de janeiro e podem ser realizadas nos seguintes locais em Manaus:
- Arena Andrezão;
- Campo do Buriti;
- Campo Wanderlan Gama;
- Campo do João Paulo;
- Complexo Esportivo do Viver Melhor (1ª e 2ª etapa);
- Quadra Poliesportiva Tatiana Gonçalves.
No interior, 500 vagas serão destinadas aos municípios de Parintins, Tapauá, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Humaitá.