
Duas companhias aéreas que oferecem voos comerciais em rotas regionais usam aviões que não são equipados com banheiros. A dica antes de embarcar é fazer as necessidades para não passar aperto durante o voo. O modelo de avião que não é equipado com banheiro é o Cessna Grand Caravan que transporta 9 passageiros, além de um piloto e um auxiliar.
“Por conta do tamanho das aeronaves operadas pela Azul Conecta, não há banheiros a bordo. Neste caso, recomendamos que seja utilizada a infraestrutura do aeroporto”. Essa frase de alerta está no site da Azul, companhia que é proprietária da Azul Conecta, empresa de voos regionais e que atende o mercado do Amazonas.
O Cessna Grand Caravan é usado em quase todas as regiões do Brasil. No Amazonas a Azul Conecta faz a ligação com essa aeronave das cidades de Lábrea, Coari e Manaus. A duração da viagem é de mais de duas horas. A Abaeté Linhas Aéreas, com sede na Bahia, tem voos de Salvador com esse modelo de avião para as ilhas de Morro de São Paulo, Boipeba e Península da Maraú.

Baixo consumo de combustível
A companhia Azul Conecta tem em sua frota o Cessna Grand Caravan EX. Esse é o mais novo modelo lançado pela fabricante norte-americana Cessna. Com motores Pratt e Whitney com 867 cavalos de potência, essa aeronave é mais eficiente no consumo de combustível, além de emitir menos ruídos se comparada a versões anteriores.