No dia do sauim-de-coleira, UEA realiza corrida para a conscientização da preservação da espécie

Mais de 1,1 mil atletas disputaram medalhas nas categorias de 5 e 10 quilômetros
Mais de 1,1 mil atletas disputaram medalhas nas categorias de 5 e 10 quilômetros

Nesta quinta-feira (24/10), data em que Manaus completa 355 anos, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) parabenizou a cidade realizando a II Corrida Sauim-de-coleira.


O evento serviu de alerta sobre o estado de conservação deste pequeno animal endêmico e, criticamente, ameaçado de extinção na Amazônia, cujo dia também é festejado nesta data.


O reitor em exercício da UEA, Prof. Dr. Darlisom Ferreira , destacou os múltiplos benefícios da corrida aos participantes. Segundo ele, ao mesmo tempo que a competição estimula o cuidado com a saúde, gera um apelo à sociedade e uma ação ambiental em prol da conservação do sauim-de-coleira.

“A segunda edição da corrida, versão 2024, já supera todas as marcas da edição de 2023. Este ano, temos mais de 1,1 mil pessoas participando e, com certeza, a partir da fixação da corrida no dia do aniversário de Manaus, essa ação de extensão da Universidade do Estado vira um marco e passa a ser um evento do calendário das festividades do aniversário da cidade.”

De acordo com o reitor em exercício, a educação ambiental, preservação da espécie, é uma soma de esforços em torno da luz. ” Trata-se de uma luta pela não extinção da espécie e, principalmente, do movimento lúdico, de lazer, e de participação da sociedade nessa atividade da UEA”, ressaltou Darlisom Ferreira.

O primeiro lugar dos 5 quilômetros na categoria masculino ficou com o atleta Juarez Rosa Silva.
No feminino, a vencedora foi Franciane dos Santos Moura. Já o lugar mais alto do pódio na categoria 10 quilômetros masculino ficou para Leandro da Silva Costa. No feminino, Márcia da Silva Magalhães foi a vencedora. Na categoria visual masculino, o 1° lugar foi para Williams Paes Seixas. Seguindo a lista de classificação, na categoria cadeirante masculino, o pódio foi para Franciomar Bastos Franco. Já no feminino, Cristina Gonçalves Maximiniano ficou com a primeira colocação. Finalizando, na categoria 60+ masculino, o vencedor foi Moisés Pereira Martins, de 79 anos. No feminino 60+, Ana Maria Balbi, 80, foi a grande campeã.

Os atletas saíram da avenida Darcy Vargas, passaram pela avenida Maceió, rua João Valério, avenida Djalma Batista, finalizando a corrida novamente na avenida Darcy Vargas, em frente à EST/UEA.

O casal Juarez Rosa, 37, Franciane dos Santos, 34, foi vencedor, respectivamente, nas categorias masculino e feminino 5 quilômetros. “Só temos a agradecer à universidade pela realização de mais um evento desse porte. Ano passado competimos e também saímos vencedores. E é muito importante termos no calendário de disputas de Manaus eventos desse nível, extremamente organizado e que ressalta a temática da preservação desse primata ameaçado de extinção”, ressaltou Juarez, comemorando a conquista dupla ao lado da esposa.

Além da corrida, a coordenação do evento promoveu ações sobre a importância da alimentação saudável, distribuição de mudas de árvores, serviço de massoterapia fisioterapia para os atletas, aferição de pressão arterial e glicemia.

Clique aqui para acessar o link