No último debate entre candidatos realizado pela Rede Amazônica na noite de quinta-feira (24), o candidato da coligação Ordem e Progresso, Capitão Alberto Neto (PL), questionou o atual prefeito David Almeida (Avante) sobre o aumento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), que ele não soube responder.
“O David humilha os manauaras. O IPTU aumentou, mas o valor arrecadado pelo imposto é irrisório frente ao orçamento de Manaus. Podemos usar esse valor para apoiar os empresários e investir no Centro. O prefeito parece ter raiva de quem paga impostos em Manaus, e a prefeitura é altamente burocrática. Nós vamos trazer incentivos tributários, pois queremos fazer de Manaus uma cidade dos empreendedores. Vamos trazer incentivos fiscais”, disse Maria do Carmo.
O candidato a reeleição David Almeida tergiversou sobre o aumento do imposto e partiu para ataques ao Capitão. O candidato do PL voltou a tratar do tema, destacando que o valor do IPTU é mínimo quando comparado ao orçamento bilionário de Manaus.
“Não sei se você sabe, David, mas o valor do IPTU é irrisório. Manaus é a quinta cidade com maior orçamento do país, serão R$10,5 bilhões só em 2025, e mesmo assim ainda aumentou o IPTU, punindo os empreendedores e os manauaras que têm que lidar com esses impostos abusivos. Além disso, por que criou 16 taxas para os motoboys e taxas de água para os condomínios? É uma farra de impostos,” afirmou.
Capitão Alberto Neto destacou que, apesar do grande volume de recursos, David não consegue destinar investimentos e promover melhorias nas áreas básicas de Manaus. “Mesmo com tanto orçamento e impostos, o David não organizou a saúde básica de Manaus. Ele não tem proposta. Nós vamos mudar isso e vamos libertar Manaus da corrupção”.