Hospital Platão Araújo realizou 1,6 mil cirurgias ortopédicas no primeiro semestre deste ano

Foto: Evandro Seixas

O Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou 3.182 cirurgias no primeiro semestre deste ano, sendo 51,57% (1.641) em ortopedia, uma das especialidades na qual a unidade é referência no Amazonas. Localizado na zona leste de Manaus, o hospital atendeu mais de 50 mil pacientes de janeiro a julho, entre procedimentos de urgência e emergência, uma média de 8 a 9 mil pacientes por mês.

Segundo dados da SES-AM, além de ortopedia, foram realizadas 923 cirurgias gerais e 375 cirurgias vasculares. Em sete meses, dos 50 mil atendimentos, 28 mil foram para clínica médica, 14.900 para ortopedia e 4,6 mil para cirurgia geral. No mesmo período, 6,8 mil pessoas foram internadas, sendo uma média mensal de 971 pacientes.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o Platão Araújo adota ferramentas de qualidade, como o huddle, que atua na redução do tempo de permanência do paciente internado, agilizando as altas hospitalares e melhorando o fluxo do atendimento.

A unidade também implantou o Sistema Interno de Desospitalização (SID). “Com base no perfil do paciente, a equipe multidisciplinar avalia se ele tem condições de seguir o tratamento em casa. Se tiver, recebe alta médica, mas passa a ser acompanhado em casa e retorna à unidade para fazer exames e demais procedimentos, evitando assim casos de infecção hospitalar, desconforto e distância da família”, explicou.

Intensificação dos procedimentos

Ainda segundo a secretária, com alto número de pacientes que dão entrada para atendimento em ortopedia, o Governo do Amazonas intensificou as cirurgias nessa área, desde maio deste ano e deve fechar agosto com 510 pacientes atendidos aos finais de semana.

“O Platão Araújo é uma das unidades que está realizando cirurgias ortopédicas aos sábados e domingos, além de ser um hospital porta aberta, atendendo diversos tipos de casos, não só de moradores da zona leste, mas de toda capital”, afirmou.

Segundo a diretora do Platão Araújo, Fabiane Vale, a unidade vem aprimorando a sua atuação, com a implementação de novas políticas de atendimento humanizado, alinhadas ao cronograma de procedimentos. “Hoje, nosso foco é garantir uma experiência humanizada. Temos um sistema de monitoramento bem estabelecido, entre eles o SID, que é o reflexo do nosso compromisso com o bem-estar do paciente para que, mesmo fora do hospital, continue a receber cuidados de qualidade”, frisou.

Com informações da assessoria

Clique aqui para acessar o link