A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com a empresa terceirizada Reviver, realizou, nesta quarta-feira (8), no Centro de Detenção Feminino (CDF), localizado no Km 8 da BR-174, a cerimônia de casamento coletivo das pessoas privadas de liberdade (PPL’s), custodiadas no sistema prisional da capital.
Ao todo, oito casais oficializaram a união por meio de cerimônia civil e religiosa, celebrada pelo pastor Eliel Almeida. O enlace representa, segundo o pastor, não apenas uma oficialização do estado civil, mas um passo importante no fortalecimento dos laços familiares e no processo de ressocialização.
O secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel Paulo Cesar, ressalta a importância desta ação aos PPL’s. “Os casais firmaram, nesta cerimônia, um laço e, de certa forma, estão iniciando uma nova caminhada, tudo isso colabora com a reinserção dos reeducandos no corpo social”, afirmou.
Este é o primeiro casamento coletivo realizado este ano. Além da participação de gestores e servidores da Seap, e funcionários da empresa Reviver, a celebração contou com a presença de familiares dos custodiados. Ao todo, cada casal teve direito a dois convidados.
Segundo a chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado, “A ação tem como objetivo regularizar a documentação civil dos custodiados com o intuito de oportunizar o vínculo familiar, e claro, promover o resgate da cidadania dessas pessoas privadas de liberdade”, pontuou.