Para incentivar a doação de sangue no Amazonas, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) fez um Indicativo, por meio do Requerimento nº 3971/2023, ao Governo do Amazonas para implantar o “Ingresso Doe Vida”.
O projeto determina que em contrato de uso de espaço público para eventos culturais e esportivos, as empresas responsáveis destinem uma quantia pré-determinada, de no mínimo 3%, dos ingressos disponíveis para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
No início do mês de setembro, o Hemoam convocou doadores de sangue dos tipos O+ e O- devido ao estoque crítico para suprir a demanda na capital e municípios do interior. Segundo a parlamentar, o banco de sangue está em baixa na maioria dos meses e a iniciativa visa justamente mudar essa realidade.
Caso seja implantado no Amazonas, cada doador terá direito a um ingresso, havendo disponibilidade. Em caso de remanescentes, os ingressos podem ser devolvidos e acrescentados para venda regular. As empresas também poderão ser beneficiadas com uma unidade móvel de atendimento médico nos respectivos eventos. A regulamentação da lei está a cargo do Executivo.