‘Uma benção’, diz filha de paciente idoso atendido na jornada de cirurgias, em Manaus

foto: Daniel Jordano

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM) e Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ, atendeu 29 pacientes com dermatoses graves, a maioria de câncer de pele. A jornada de cirurgias dermatológicas ocorreu no centro cirúrgico da FHAJ no último final de semana e faz parte das ações do Governo do Amazonas na área da saúde.


O secretário de saúde e médico, Dr. Anoar Samad, destaca que esse plano de ação é essencial para reduzir as filas.


A previsão era atender 42 pessoas, mas algumas apresentaram problemas de pressão alta e, por segurança, tiveram o procedimento remarcado. Um dos primeiros pacientes atendidos foi o idoso Francisco Vasconcelos, de 68 anos. O filho dele, Nilson Vasconcelos, disse que a cirurgia veio em boa hora. “Ele foi contemplado e graças a Deus deu tudo certo. Essa cirurgia veio na hora certa”, afirmou.


O sentimento de alívio também estava no rosto da feirante Sônia da Silva, que acompanhou o pai dela, o aposentado Francisco Torres da Silva, de 75 anos. “Ele é diabético e idoso. Conseguir essa cirurgia foi uma glória, uma benção. Muito agradecida e feliz”, relatou.

O diretor presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes de Oliveira, afirma que o objetivo da parceria é atender o maior número possível de pessoas.

Todos os pacientes foram pré-selecionados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) e contatados previamente. Quatro deles são dos municípios de Iranduba, Manaquiri, Autazes e Manacapuru.

Clique aqui para acessar o link