As quase 40 crianças assistidas pelo abrigo ‘O Coração do Pai’, localizado no bairro Japiim, Zona Sul de Manaus, têm agora um novo motivo para sorrir no início do ano de 2023. Na manhã desta terça-feira (3), o abrigo recebeu a doação de 75 kits escolares entregues pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), para ajudar principalmente com o início do ano letivo dos pequenos que dependem da instituição.
A doação faz parte de uma iniciativa da Corte de Contas amazonense que tem como objetivo principal colaborar e contribuir com o desenvolvimento social e atuar no âmbito de concretização de políticas públicas por meio de doações a instituições sem fins lucrativos e que possuem a finalidade de prestar os serviços assistenciais e sociais às crianças e adolescentes.
“O Tribunal de Contas, na sua missão também cidadã, está realizando hoje essa doação, até certo ponto simbólica, mas que tenho certeza que fará a diferença na vida dessas crianças e irá auxiliar toda a equipe que faz com que o abrigo seja realidade e que mude o destino desses pequenos para o melhor”, destacou o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro.
Conforme a diretora de Relações Institucionais da Presidência (DIRIP/TCE-AM), Érika Alves, a idealização do projeto partiu do conselheiro-presidente Érico Desterro, que determinou a seleção de abrigos e comunidades que estivessem precisando de doações para o seu funcionamento. Segundo ela, o projeto solidário deve ter continuidade em 2023.
“São materiais de uso escolar, como tintas guache, canetas, tesouras, lápis de cor, massa de modelar, entre outros, que devido a sua diversidade, servem para estudantes de 3 a 12 anos de idade, ou seja, poderão ser bastante utilizados pelas crianças que fazem parte da instituição”, explicou a diretora.
Serão ao todo 500 kits escolares a serem entregues a sete instituições de caridade, abrigos e comunidades em diferentes pontos da capital amazonense e na zona rural da cidade. Ainda devem receber os kits, nos próximos dias, o abrigo Lar da Dona Wal, no bairro Lírio do Vale; a Comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã Açu, e a Missão redentorista do Amazonas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida.
Materiais escolares
Ao receber os kits, a coordenadora do abrigo, Neide Oliveira, destacou a dificuldade que é conseguir os materiais escolares, devido aos altos valores e ao fato de que a instituição não atua com recursos próprios.
“Hoje temos 36 crianças e 26 delas estão em idade escolar. Precisamos dar toda assistência a esses pequenos, mas não contamos com recursos próprios, então essa doação é muito importante para o abrigo e para a vida dessas crianças, o ano letivo delas está garantido”, disse.
Ainda segundo Neide, o abrigo também atua no município de Iranduba, além de dar assistência a jovens que possuem idade avançada para acolhimento em Manaus.
“Hoje nós contamos com três lares do abrigo, a sede em Manaus, um abrigo em Iranduba, além de uma república em Manaus, que acolhe de forma pioneira jovens de 18 a 21 anos, um público que sai do acolhimento e não tem para onde ir, então a gente auxilia esses jovens a entrarem no mercado de trabalho”, explicou a coordenadora.
Como ajudar
Interessados em ajudar o abrigo podem realizar doações presenciais de segunda a sábado de 8h às 17h. A instituição também disponibiliza o PIX via CNPJ: 13.434.693/0001-72.
Com informações da assessoria