Início Brasil Justiça do Paraná libera cão para viajar dentro de avião com sua...

Justiça do Paraná libera cão para viajar dentro de avião com sua tutora


Lilian Rodrigues, de 27 anos, conseguiu na justiça o direito de viajar dentro do avião junto de sua cadela chamada Zoe. A decisão se deu partindo do princípio de que o animal se trata de um ‘cão de suporte emocional’ para tratamentos de transtornos como ansiedade e depressão.


Lilian sofre com depressão e ansiedade há mais de quatro anos, mas começou o seu tratamento há um ano com psiquiatra, terapia e medicamentos. Ela sempre gostou de animais, mas não tinha, quando descobriu o ‘cão de suporte emocional’ poderia auxiliar em seu tratamento.


“Eu sempre amei muito cachorro, mas nunca tive o momento certo, mas no meio do tratamento, meu psiquiatra me indicou e isso me fez tomar a decisão”, disse Lilian.

Quando Lilian e o marido, Raphael Oliveira resolveram viajar de São Paulo para Cascavel/PR, Lilian já tinha feito muitas pesquisas para viajar junto com Zoe no avião e descobriu que a empresa aérea, Latan, aceitava esse tipo de procedimento. Ambos compraram a passagem com a certeza que ela viajaria com eles, mas não foi assim que aconteceu.

Segundo Lilian, quando ela já estava com todos os documentos em mãos, o laudo assinado do psiquiatra e os formulários que a empresa Latan solicita, eles começaram a recusar, afirmando que o animal só poderia ir para o México ou Colômbia, momento que Lilian procurou o advogado animalista Klinger Feitosa e ele conseguiu a autorização na justiça para Lilian viajar com a cadela Zoe.

Cão de suporte emocional

Com resultados terapêuticos comprovados, os cães de suporte emocional são uma das alternativas de tratamento para quem tem diagnóstico de ansiedade, pânico e depressão. Eles andam tão bem na fita que agora têm o direito de ir e vir ao lado de seus tutores garantidos pela lei, e até crachá de identificação, com foto e tudo.

As informações são do Amazonas News. 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com