Imprensa internacional repercute 1º turno: ‘Confronto de Titãs’

O primeiro turno das eleições de 2022 foi representado na imprensa internacional com destaque para o “Confronto de Titãs”. Portais estrangeiros adotaram um tom crítico ao candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), “subestimado pelos institutos de pesquisa”, enquanto o principal opositor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi apontado como vitorioso, mesmo com desempenho insuficiente para vencer na primeira rodada.


O portal The Guardian, do Reino Unido, destacou o resultado como “extremamente decepcionante para a esquerda”. Na publicação, que informava os resultados em tempo real, o jornal voltou a chamar Bolsonaro de “Trump dos trópicos” ao afirmar que, apesar de superar o adversário em números no primeiro turno, Lula não foi capaz de reduzir a disputa a um único dia nas urnas.

“O resultado da eleição foi um grande golpe para os brasileiros progressistas que estavam torcendo por uma vitória enfática sobre Bolsonaro, um ex-capitão do Exército que atacou repetidamente as instituições democráticas do país e vandalizou a reputação internacional do Brasil”, diz um trecho da reportagem.

O norte-americano New York Times também dedicou uma parte do site à cobertura em tempo real do pleito. Uma das reportagens, com o título: “Bolsonaro supera pesquisas e força segundo turno contra Lula nas eleições presidenciais do Brasil”, destacou o crescimento inesperado de Bolsonaro, e frisou que as sondagens julgaram mal a força do conservadorismo no país.

Confira a matéria completa no Metrópoles, parceiro do Manaus Alerta