A polícia de Akron, em Ohio, divulgou neste domingo (3) as imagens da perseguição que mostrou a morte de um jovem negro de 25 anos, chamado Jayland Walker, e gerou uma série de manifestações contra o racismo na localidade.
Foram dezenas de tiros disparados contra ele. O advogado da família afirmou à mídia local que foram mais de 90 disparos. Já a análise da perícia apontou 60 perfurações à bala.
Walker foi morto após uma perseguição policial de cerca de 45 minutos na última segunda-feira (27) por não parar em uma blitz. Ele tinha algumas infrações de trânsito e teria fugido por conta disso.
Nas imagens, feitas pela câmera no uniforme de um dos policiais, é possível ver o momento em que o jovem é encurralado em um parque e um dos agentes usa uma arma taser para tentar pará-lo.
90 tiros, 60 projetis acertaram seu corpo, morreu na hora, estava desarmado, cidadão Negro, Jayland Walker foi assassinado pela polícia, na semana passada, na cidade Akron, Ohio, EUA ao tentar fugir de uma blitz. pic.twitter.com/lyVlOd8Vhb
— Hugo Borges (@HugoBor73884636) July 4, 2022
Como ele continua a tentar fugir, dezenas de tiros foram disparados contra ele.
O chefe da polícia de Akron, Steve Myllett, mantém a versão de que Walker disparou um tiro contra os agentes enquanto ainda estava no carro, mas as imagens mostram que ele estava desarmado enquanto fugia a pé. No entanto, informou que os oito agentes que estavam envolvidos nos disparos foram afastados das funções enquanto as investigações são realizadas.
O caso reacendeu as discussões sobre a forma como a polícia trata suspeitos negros em todo o país, mostrando um racismo estrutural nas abordagens.
As informações são do IG