PF-AM não descarta nenhuma linha investigativa de desaparecidos, inclusive homicídio

O superintendente da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), Leandro Almada revelou que nenhuma linha investigativa está descartada sobre desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips, do jornal britânico The Guardian, e o indigenista Bruno Pereira da Funai, ocorrido no último domingo (5). A declaração foi feita em coletiva na tarde desta quarta-feira (8), na sede da PF-AM, em Manaus.


“Nós (PF) estamos atuando de forma ostensiva também, junto com outros órgãos mas sobretudo um trabalho de inteligência, investigativo, para apurar se há algum crime nesse desaparecimento”, começou Almada, detalhando que a PF já tem um inquérito policial instaurado, assim como a Polícia Civil.


“Nós também vamos apurar eventual homicídios, caso tenha ocorrido. Nós não descartamos nenhuma linha investigativa. Se ocorreu algum crime, em desfavor de um servidor da Funai, licenciado ao interesse da União”, esclareceu o superintendente da PF no Amazonas. A Polícia Civil de Atalaia do Norte também já investiga o caso.

Almada também detalhou que a área fronteiriça do desaparecimento é bastante perigosa, com criminalidade intensa, tráfico de droga transnacional, garimpo ilegal, exploração ilegal de madeira e pesca ilegal. Ainda de acordo com a PF-AM, estão empregados na operação de buscas cerca de 250 agentes federais com duas aeronaves, três drones e 20 viaturas, prestando apoio.

Suspeito preso

Ainda na coletiva, o Secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur confirmou que até aquele presente momento não havia indícios de que, Amarildo da Costa de Oliveira, 41, que foi preso com munições e drogas, teria ligação com o desaparecimento do jornalista e do indigenista.

“Nessa abordagens encontramos uma  pessoa que estava com munição de 762 (chumbinho de espingarda de caça de uso restrito das Forças Armadas), e uma porção de droga.  Foi presa em flagrante, está sendo ouvida para ver se tem alguma participação (no desaparecimento), mas não nenhum indício até o momento, a toda via, ok?”, completou Mansur.

Portal Manaus Alerta 

 

 

Conteúdo da página