Em celebração do Dia do Jornalista, realizado neste dia 7 de abril, mais de 80 blogs e portais da cidade de Manaus foram homenageados pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) pelos serviços prestados à sociedade por disponibilizarem informações de qualidade, sempre com equipes nas ruas noticiando os fatos, acontecimentos e prestando serviços de utilidade pública a sociedade manauara 24 horas por dia. A propositura da homenagem é do Vereador Raulzinho Robson (PSDB).
O vereador Raulzinho iniciou seu discurso valorizando o trabalho das jornalistas mulheres e alegou que se sente muito feliz quando vê mulheres em grandes cargos. Raulzinho pontuou ainda que a presença dessas mulheres como empreendedoras tem uma grande força na geração de empregos para os homens.
“Toda vez que vou em alguma secretaria ou em alguma empresa, noto que a presença feminina em cargos de ponta está aumentando e muito. O que me deixa muito feliz, não me deixa menos desmerecido. É por causa de mulheres corajosas que tem essa coragem de empreender é que muitos homens também são empregados. Se não tivéssemos mulheres que tivessem a coragem de empreender e abrir empresas, muitos homens estariam desempregados. A bandeira feminina e a força feminina, me deixa muito lisongeado. Essas mulheres estão ajudando a empregar muitos homens”, disse.
O titular da Secretaria de Comunicação (Semcom), Israel Conte, declarou que mesmo com o seu cargo na Prefeitura Municipal de Manaus, jamais deixará de ser um jornalista raiz. Conte ressaltou ainda a luta dos profissionais de comunicação no combate às fake news e em busca de sempre oferecer a informação da melhor qualidade aos internautas, telespectadores e ouvintes.
“Me sinto sempre parte desta profissão tão querida que eu abracei e que, desde pequeno, quis para a minha vida. Cheguei a uma conclusão de que nunca antes a humanidade precisou tanto de profissionais do jornalismo comprometidos com a verdade. Nós nunca precisamos tanto de informação de qualidade, clara e vinda de fontes confiáveis. Nós nos movemos e nos orientamos a partir da comunicação. O jornalismo emerge hoje, em tempos de tantas fake news, como artigo de primeira necessidade. O exercício diário da nossa profissão, a corrida contra o tempo para dar o furo de notícia, para buscar a fonte mais confiável e para ter a informação de qualidade se torna um artigo de primeira necessidade, mas também se confunde com o nosso estilo de vida. O jornalismo corre no sangue. Em tempos de velocidade na informação, quem chega primeiro e chega apurado é que vence”, declarou o secretário.
Jornalista conceituado, Ari Motta, esteve presente na solenidade e pontuou que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho daqueles que prezam pela ética e seriedade. Ale’m disso, ressaltou que é preciso reconhecer o trabalho dos portais e blogs, por se tratar de uma realidade. “Acho um reconhecimento aqueles que fazem comunicação, sabemos que em todas as categorias tem aqueles que não prezam pela ética, porém temos reconhecer esse trabalho de mídia social, que hoje é uma realidade. Temos portais gerando empregos, outros não, porém isso não tira a importância da notícia séria”, disse.
A diretora-presidente do Portal CM7 e liderança da Associação de Blogs, Portais, Sites e Profissionais da Imprensa do Estado do Amazonas (ASBPIAM), Cileide Moussallem, ressaltou que, enquanto era apresentadora de televisão, o seu sonho sempre foi fazer um portal de notícias e jamais imaginou a dimensão que se tornaria o portal CM7. Além disso, a publicitária ressaltou que, na área, a maior competitividade está entre as mulheres, mas que acredita que todas merecem conquistas grandes lugares na sociedade.
“Nós não somos concorrentes. Algumas pessoas não entender que na web nós não temos concorrente. Eu leio todo mundo, sempre quero saber o que vocês estão escrevendo. Isso não cai a minha audiência. A gente precisa entender isso, nós somos hoje um grupo de empresários. Mas a nossa maior competição está entre as mulheres e isso vai acabar! Vocês serão mulheres de 50 milhões de acessos, mulheres que vão dominar o Amazonas. Nós precisamos de mulheres que entendam que o seu lugar não é na cozinha. O nosso lugar é em uma tribuna, na direção de uma empresa, o nosso lugar é sim conquistar o mundo. A mulher nasceu para conquistar o mundo”, declarou.
O presidente da ASBPIAM, Marcelo Generoso, ressaltou o papel do trabalho dos jornalistas durante o período pandêmico que, segundo ele, foi na linha de frente. Generoso trouxe ainda uma mensagem de que a mídia digital está gerando emprego e renda e que quando os jornais impressos abriram falência, a mídia digital tomou conta do mundo inteiro.
“Perdemos muitos amigos jornalistas que estiveram na linha frente nas emissoras de rádio, TV, portais e blogs para levar a notícia em tempo real para o mundo inteiro. Nós somos empresários que geramos emprego e renda. Quando os jornais impressos abriram falência, nós que tivemos coragem de contratar esses profissionais jornalistas, todos com DRT e com diploma. Em nenhum momento, nós dissemos que somos contra o diploma. Jornalista é quem tem diploma, mesmo que a lei diga o contrário. Jornalista é aquele que estudou 4 ou 5 anos em uma faculdade, declarou.
Com informações do Amazoniapress.