Os irmãos Glaucon, 6, e Gleison Ferreira, 8, chegaram em Manaus por volta das 11h desta quinta-feira (17), transferidos do município de Manicoré. Os garotos ficaram 26 dias perdidos na floresta, tomando apenas água da chuva, sem se alimentar, após terem saído para caçar passarinho, no dia 18 de fevereiro.
O transporte foi feito por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea da Secretaria de Saúde do Amazonas. Após chegar na Capital acompanhados dos pais, os dois foram levados para o Hospital da Criança, localizado no bairro Compensa, onde foram internados na sala de reanimação.
Leia também: Crianças que se perderam na mata de Manicoré são encontradas com vida
Os meninos foram encontrados com um quadro severo de desnutrição. De acordo com o pediatra Eugênio Tavares, que acompanha os garotos, o estado de saúde deles é grave, mas estável.
“Estão conseguindo se alimentar por via oral, urinando bem e o pulso também está normal. Faremos uma transição na alimentação, agora está sendo líquida, depois pastosa. Eles precisam ganhar pelo menos 50% do peso que perderam durante todo esse período, para poder voltarem a Manicoré. Mas não há uma previsão certa para que isso aconteça, até lá faremos o acompanhamento contínuo”, explicou o pediatra”, explicou o profissional em entrevista ao G1.
Portal Manaus Alerta