O governador Wilson Lima se pronunciou na noite desta sexta-feira (25) sobre a redução de 25% na alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) anunciada pelo Governo Federal por meio de decreto. A medida afeta a competitividade da Zona Franca de Manaus, que até então, tinha impostos mais baixos e atrativos para atrair empresas para o Amazonas.
Por meio de comunidade, o governador disse que entende a necessidade de uma reforma profundo nos impostos do país, mas salientou que a medida prejudica a indústria do Amazonas, principalmente as 500 empresas do PIM e os mais de 100 mil trabalhadores, e tentará reverter a medida em reunião com a equipe econômica do Governo Bolsonaro.
Confira a nota completa:
“Entendo a necessidade que o Brasil tem de promover uma reforma tributária profunda. Porém, como governador do Amazonas, me
causa grande preocupação a redução linear de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que alcança os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus.Já marquei uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar pessoalmente do assunto. Estarei acompanhado do prefeito de Manaus, David Almeida, de representantes da indústria e dos demais segmentos econômicos do estado.
Em nome das cerca de 500 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus e das mais de cem mil pessoas que trabalham nas indústrias aqui instaladas e dependem desses postos de trabalho para sustentar suas famílias, vou lutar até o fim para que a medida, tão prejudicial ao povo do Amazonas, seja revogada pelo Governo Federal.
Portal Manaus Alerta





