O senador pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD), deu uma declaração polêmica durante a sabatina de André Mendonça, para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Aziz afirmou que o STF está abaixo apenas de Deus e acima dos demais poderes, Executivo e Legislativo.
“[O STF] é o último andar de uma sociedade civil democrática. Abaixo de Deus, só o Supremo Tribunal Federal no Brasil. E, abaixo do STF, comparado ali, os Poderes Executivo e Legislativo”, disse o senador.
A frase foi duramente criticada por parlamentes governistas como Bia Kicis (PSL) e Carlos Jordy (PSL).
Kicis escreveu, “Sério que um Senador disse que abaixo de Deus só o STF e abaixo do STF os demais Poderes? Essa declaração foi o maior atentado verbal à democracia e ao princípio da independência e harmonia entre os Poderes. Fica difícil assim. O Senador de joelhos pro STF e o povo subjugado”.
Carlos Jordy pediu que o povo do Amazonas não reeleja Omar Aziz. “Por favor, povo do Amazonas, deem o recado nas urnas; ano que vem e não permitam que esse sujeito possa voltar ao Congresso Nacional”, disse.
Sério que um Senador disse que abaixo de Deus só o STF e abaixo do STF os demais Poderes? Essa declaração foi o maior atentado verbal à democracia e ao princípio da independência e harmonia entre os Poderes. Fica difícil assim. O Senador de joelhos pro STF e o povo subjugado. pic.twitter.com/slWAy8U0fj
— Bia Kicis (@Biakicis) December 3, 2021
Omar Aziz durante a sabatina de André Mendonça: “Abaixo de Deus, somente o STF. E abaixo do STF, os Poderes Legislativo e Executivo”. Por favor, povo do Amazonas, deem o recado nas urnas ano que vem e não permitam que esse sujeito possa voltar ao Congresso Nacional. pic.twitter.com/UEtEw6iUxw
— Carlos Jordy (@carlosjordy) December 1, 2021
Portal Manaus Alerta