Bolsonaro assina MP que limita exclusão arbitrária de conteúdos das redes sociais

Feed Brasil
Rede social brasileira com classificados grátis
Acessar agora

Na véspera das manifestações bolsonaristas convocadas para esta terça-feira, 7, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP) para limitar a remoção de conteúdos das redes sociais. A decisão foi anunciada pelo perfil da Secretaria de Comunicação Social (Secom) no Twitter. As informações são da Jovem Pan.


“O Presidente Jair Bolsonaro acaba de assinar medida provisória que altera o Marco Civil da Internet, reforçando direitos e garantias dos usuários da rede e combatendo ‘a remoção arbitrária e imotivada de contas, perfis e conteúdos por provedores’”, diz um trecho da nota divulgada pelo órgão. Ainda segundo a Secom, a MP visa garantir a “liberdade de expressão”. O texto deve ser publicado no Diário Oficial da União.

Em audiência na Câmara dos Deputados, no final do mês de junho, o ministro do Turismo, Gilson Machado, afirmou que a proposta foi gestada em sua pasta e contou com o apoio dos ministérios da Justiça e da Ciência e Tecnologia.

À época, os parlamentares que integram a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Casa criticaram o projeto e afirmaram que o assunto só poderia ser regulado por lei. Nas últimas semanas, Bolsonaro tem criticado ações do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra páginas e canais bolsonaristas investigados por disseminar notícias falsas.

Em uma entrevista à Rádio Capital de Cuiabá, em 17 de agosto, o chefe do Executivo federal afirmou que o corregedor do TSE, Luis Felipe Salomão, cometeu uma “barbaridade” ao dar “uma canetada para desmonetizar certas páginas de pessoas que têm criticado a falta de mais transparência no voto”.

Portal Manaus Alerta