As tendências de entretenimento mudam cada vez mais rápido e as empresas precisam ser muito velozes para conseguirem se adaptar às demandas do mercado nacional e internacional. Veja abaixo os principais indicadores para o setor em 2021.
Serviços de streaming com lives e shows originais são tendência
De acordo com dados divulgados recentemente por consultorias especializadas na área de streaming, a receita obtida com vídeos já superou a faixa dos 130 bilhões de dólares por ano em 2021.
Segundo estimativas dos analistas, em 2021 a Netflix deve ultrapassar 29,7 bilhões de dólares enquanto o YouTube deve passar dos 30 bilhões e isso são apenas duas das plataformas no mercado. Sendo assim, fica claro que ainda há muito espaço para crescer e não é surpresa que muitas companhias queiram uma fatia do bolo.
O principal meio encontrado foi o lançamento das próprias marcas no ecossistema e atualmente já existem diversas opções interessantes para os usuários. É possível encontrar desde concorrentes diretos como Amazon Prime Video até aplicativos de nicho como Crunchyroll.
Inclusive, a Crunchyroll tem sido um dos maiores exemplos para novos players. Com foco dedicado de forma exclusiva aos animes a plataforma é um dos principais serviços de streaming de nicho que tem apresentado um crescimento expressivo e os seus mais de 3 milhões de usuários pagantes mostram que atender a gostos mais específicos é uma das maiores tendências atuais.
Outra tendência que tem feito sucesso é a chegada de gigantes do entretenimento no setor, com a Disney+ sendo o maior destaque.
Além de quase todo o catálogo da companhia que conta com quase um século de existência, o serviço também apostou no desenvolvimento de shows originais como “O Mandaloriano” e “Loki”, assim como longas de animação como “Raya e o Último Dragão” e “Luca”.
A escolha se mostrou acertada e o número de usuários praticamente dobrou desde o lançamento, saindo de cerca de 50 milhões para 95 milhões em pouco menos de dois anos.
Para completar as tendências relacionadas ao streaming é necessário mencionar a realização de lives e streams ao vivo, que tem sido vista especialmente no YouTube e na Twitch.
Os assuntos são os mais variados possíveis, mas é possível encontrar desde mesas de poker e RPG até partidas de videogames, eSports e todo tipo de conteúdo com um apresentador interagindo com a audiência através de um chat.
Entretenimento ao vivo é uma das grandes tendências
O chamado entretenimento ao vivo é outro forte indicador do setor para 2021 e além das já mencionadas lives e streams, o conceito de segunda tela através de comentários no Twitter e apostas ao vivo nunca foi tão popular.
Com mais de 350 milhões de usuários em 2021, ou seja, um terço de um bilhão de pessoas online, comentar sobre qualquer coisa no Twitter continua sendo uma das principais tendências em relação ao entretenimento e a própria forma como o aplicativo funciona privilegia esse tipo de interação.
As hashtags, que podem ser orgânicas ou criadas por marcas e impulsionadas, permitem a usuários desconhecidos entre si acompanharem os mesmos assuntos que vão desde novelas até eventos em escala global como o Eurovision.
Agora, mesmo com o Twitter sendo a principal segunda tela em relação a assuntos variados, quando se fala em esportes de maneira geral as diversas plataformas de apostas esportivas são a principal tendência deste ano.
Já existem milhares de usuários brasileiros que realizam palpites em todos os eventos dos seus times de futebol favoritos e o valor movimentado mais do que triplicou nos últimos dois anos, passando de 2 bilhões para mais de 7 bilhões.
Cerca de 70% dos jogadores ainda apostam apenas no futebol, mas o crescimento de outras modalidades no país, com destaque para o basquete, é cada vez maior e a tendência é que o número de apostadores só aumente em 2021 e nos próximos anos.
Muitas outras tendências poderiam ser mencionadas
Além do já relatado, muitos outros indicadores poderiam ter sido mencionados e as empresas brasileiras como as do Polo Industrial de Manaus, que acaba de ter o melhor faturamento dos últimos seis anos, poderão se preparar cada vez mais para aproveitá-los.
Algumas das principais tendências promissoras envolvem o crescimento do cloud gaming, que tem conquistado cada vez mais usuários ao redor do mundo, assim como o live shopping, que surgiu na China e já é sucesso em diversos outros países.