Seleções trouxeram ao menos uma nova variante ao Brasil durante Copa América

Ao menos uma variante que não circulava pelo Brasil foi introduzida no país por estrangeiros durante a Copa América. Dois casos da variante de interesse B.1.621, até então inédita por aqui, foram encontrados em estrangeiros em Mato Grosso. O levantamento foi feito pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.



As amostras foram identificadas em um colombiano e um equatoriano, nacionalidades cujos times se enfrentaram em Cuiabá (MS), na abertura do torneio, em 13 de junho. A Conmebol divulgou em seu último balanço, em 24 de junho, que 166 pessoas relacionadas à Copa América estavam infectadas pela Covid-19.


A variante encontrada em Cuiabá é originária da Colômbia, mas já atingiu o Caribe, os Estados Unidos e alguns países da Europa. A cepa é acompanhada pelas autoridades de saúde mundiais, mas ainda não há indícios de que ela é mais letal ou contagiosa do que a versão sem mutações do vírus.

A seleção da Colômbia jogou contra Venezuela, Peru, Brasil, Argentina e Uruguai em Goiás, Rio e Distrito Federal. Já o time do Equador fez uma partida contra o Brasil, no Rio. Além disso, a seleção equatoriana enfrentou Venezuela, Peru e Argentina.

Confira a matéria completa no Metrópoles, parceiro do Manaus Alerta

Clique aqui para acessar o link