Uma fala do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, o médico Gilberto Albuquerque, repercutiu negativamente e muitos comentários nas redes sociais avaliaram o comentário como machista. Ele disse que, na capital, mulheres são vacinadas pela manhã para “voltarem logo pra fazer a comida cedo”.
A afirmação foi feita durante entrevista à TV Clube sobre a vacinação na capital e a Fundação Municipal de Saúde, após repercussão, disse que fala foi “em tom de brincadeira”.
Ao explicar a logística dos horários determinados para a imunização, o gestor disse que mulheres estão sendo vacinadas pela manhã, em pontos de drive thru, para voltarem para casa e fazerem o almoço.
Perguntado sobre o horário de vacinação das mulheres, Gilberto afirmou ser pela manhã “que é pras mulheres voltarem logo pra fazer a comida cedo, segue essa regra aí. Mulher tem prioridade, vai de manhã. Homem à tarde”, disse o gestor.
Procurada pelo G1, a FMS afirmou, em nota, que na vacinação de Teresina as mulheres são vacinadas no horário da manhã como prioridade e “reconhecimento por elas terem o dom da vida”.
No comunicado, a fundação disse ainda que quando o presidente falou que as mulheres são vacinadas primeiro para depois ir fazer o almoço foi em tom de “brincadeira” e reconhecendo que as mulheres exercem mil funções no seu dia a dia seja como profissionais, mães, donas de casas, filhas, avós e netas.





