Manter a boa forma durante a pandemia não é nada fácil, já que é muito mais estimulante praticar exercícios ao ar livre – o que não é recomendado por enquanto. Porém, seguindo algumas dicas e estabelecendo uma rotina, é possível manter a motivação e a boa saúde sem precisar sair de casa. Isso é muito importante, pois a falta de exercícios pode causar problemas de saúde gravíssimos.
Conheça o seu corpo
Antes de estabelecer sua rotina de boa forma, é essencial que você conheça o seu corpo. Dessa maneira, você poderá adequar toda a sua alimentação e saber quais são os exercícios que mais se encaixam com o seu biotipo, fortalecendo os pontos com maior necessidade. O conhecimento do corpo vai muito além de saber o peso e altura, já que há muitos outros fatores que nos moldam.
A dica é ter uma balança de bioimpedância, um aparelho pequeno, similar a uma balança, mas que oferece um panorama completo sobre nosso corpo, mostrando informações como densidade óssea, idade metabólica, índice de massa magra, gorda e muscular, taxa de hidratação, entre outros.
Regule sua alimentação
A partir do momento em que você já conhece as suas necessidades corporais, pode adequar sua alimentação ao seu organismo. Prepare uma dieta nutricionalmente balanceada e mantenha uma rotina de horários nas refeições. O ideal é pensar em toda a sua alimentação antes de ir ao mercado. Desta maneira, você comprará apenas o necessário, evitando os exageros que podem prejudicar a boa forma.
Busque estímulos para praticar atividades em casa
É difícil fazer exercícios físicos em casa, mas buscando alguns estímulos tudo fica mais simples. Caso você não esteja acostumado à prática de atividades, procure vídeos na internet que podem te guiar nesse começo. Muitos profissionais estão disponibilizando aulas gratuitas durante a quarentena, contribuindo para a boa saúde da população. Exemplo disso é o programa “Mexa-se em casa”, da Fundação Amazonas de Alto Rendimento, que oferece aulas ao vivo.
Mais uma vez, leve em conta o seu tipo de corpo e analise quais serão as melhores atividades. Há outras boas maneiras de ter motivação para se exercitar em casa, como a compra de equipamentos adequados. Envolver toda a família nas atividades também ajuda a manter a regularidade.
Não se esqueça de cuidar da mente
Manter uma boa saúde mental é essencial para conquistar a motivação necessária para seguir as rotinas de exercício e alimentação. Sabemos que é difícil ficar com a cabeça boa durante a pandemia, mas algumas dicas podem ajudar: sempre que você sentir necessidade, tire um tempo para relaxar. Há boas maneiras de cuidar da mente e do corpo ao mesmo tempo, como a prática do yoga, que vem ganhando muitos adeptos durante o período de isolamento.