O ministro do Comércio Exterior da França, Franck Riester, afirmou na última quarta-feira (19) no Senado, que a Amazônia não é apenas dos brasileiros, mas de toda humanidade. O político afirmou que a França não vai apoiar acordo entre Mercosul e União Europeia, culpando o Governo de Jair Bolsonaro. As informações são do UOL.
“Queremos que o cumprimento do Acordo de Paris seja uma cláusula essencial nos futuros acordos de livre comércio. A consequência para o acordo com o Mercosul é clara: ‘Não podemos assinar o acordo com o Mercosul como ele está’. A razão para isso é o não cumprimento dos acordos de Paris por parte de alguns desses países”, disse Riester.
O ministro francês ainda disse que o Brasil está “preparando uma lei agrária” para “acelerar o desmatamento”. “Com relação ao combate ao desmatamento, o governo brasileiro reduziu os recursos que estava colocando. Está preparando uma lei agrária que corre o risco de acelerar o desmatamento.”
Antes de finalizar seu discurso, Riester ainda relativizoua soberania do Brasil sobre a Amazônia: “A Floresta Amazônica não pertence apenas aos brasileiros. Mas à humanidade. Se eles não se moverem, não terão acesso mais fácil ao mercado europeu do que hoje.”
Portal Manaus Alerta