Uma das coisas mais legais que as últimas gerações de games nos proporcionaram foi a possibilidade de jogar online com nossos amigos que estão longe ou com pessoas do mundo inteiro. Afinal, é bem mais divertido brigar numa luta com uma pessoa de verdade do que com um computador, né? Ou, então, dar uma goleada naquele seu amigo que torce para o time rival e está jogando com ele no FIFA ou PES.
O problema é que, para que o jogo lhe proporcione diversão — e não irritação! —, você precisa de uma boa conexão de internet. Não apenas para carregar os jogos, como também para evitar travamentos: afinal, nada pior do que perder uma partida importante porque a rede travou bem na hora em que você ia aplicar aquele golpe de misericórdia.
Se você está lendo esse texto, provavelmente passou por isso e está querendo turbinar sua internet, não é mesmo? Como você pode ver, a gente te entende. Por isso, fizemos essa matéria com um guia completo para escolher uma internet boa para jogos online.
Como escolher uma boa internet para jogos
Quando buscamos por planos de internet fixa residencial, a primeira informação que as operadoras mostram é a velocidade de download: 35, 50, 100 ou até 500 mega. Porém, essa não é a única informação importante para quem joga online. Confira mais alguns fatores que você precisa conferir antes de fechar seu plano de internet para gamers.
Ping (ou latência)
Esse é o fator que mais causa os temidos “lags” (travamentos no jogo), pois é a latência que determina o tempo que uma ação vai levar para ser processada pelo servidor. Uma boa internet para gamers online deve ter o menor ping/latência possível.
Para que isso aconteça, o ideal é que os servidores estejam mais “próximos” do cliente (sem tantas transferências de dados) e que não haja um número tão grande de dispositivos ligados a uma mesma rede. Além disso, um plano com velocidades maiores (200, 300 ou 500 mega) tende a ter um ping/latência menor que um pacote mais lento.
Velocidade de upload
Por mais que a velocidade de download seja essencial, a velocidade de upload (enviar dados) é tão importante quanto ela nos jogos online. Isso porque os movimentos que você faz no jogo precisam ser processados pelo servidor sem atraso.
Nesse sentido, por mais que algumas empresas ofereçam 100 ou 200 mega de download, o envio de dados acaba sendo 10 vezes mais lento. Vale a pena procurar as letras pequenas no site de cada empresa para se certificar da velocidade de upload.
Na Vivo, por exemplo, um plano com 300 mega tem 150 de upload — o que é bem acima da média. Além disso, há empresas regionais, como a Copel (do Paraná), que oferecem a mesma velocidade nos dois sentidos.
Tecnologia da conexão
Esse, talvez, seja o aspecto mais importante — já que ele influencia diretamente nos outros dois que citamos acima. Via de regra, a melhor tecnologia para jogos online é a fibra óptica: ela proporciona maiores velocidades de download com bom upload, além de ser mais estável contra quedas de sinal. Se essa conexão estiver disponível no seu endereço, dê preferência a ela.
Qual a melhor internet para gamers?
A verdade é que essa escolha depende do seu endereço, já que nem todas as operadoras levam suas melhores tecnologias para todos os lugares. Além disso, existe uma infinidade de empresas regionais que podem oferecer serviços mais interessantes na sua cidade.
Mas algo em que os gamers de todo o Brasil podem ficar de olho é nos planos para jogos que algumas operadoras estão lançando ultimamente, com destaque para a VIVO.
Vivo
A Vivo é patrocinadora de times de Valorant e Free Fire, o que indica que ela não está para brincadeira nesse segmento. A operadora promete uma velocidade de upload em 50% do total do plano, além de ping/latência baixo, com planos de até 300 mega.
Para contratar ou saber mais, entre em contato com o Atendimento da VIVO.
Esperamos que essa matéria tenha dado um fatality naquela sua internet lenta e, a partir de agora, você consiga escolher uma conexão rápida para curtir seus jogos online sem travar. Afinal, a gente joga para se divertir e não para passar raiva com lentidão, né?