No mundo animal, as galinhas são conhecidas por protegerem e cuidarem de seus pintinhos. Mas, com a morte da mãe, quem assumiu o papel de cuidar dos filhotes foi um galo. Os animais vivem em uma fazenda, em Montes Claros (MG). As informações são do G1.
“A galinha adoeceu e morreu, aí ele assumiu os pintos da galinha e tá até hoje”, conta Maria Margarete Maia, que vive na Fazenda Sapé.
A dona de casa fala ainda que a galinha, que morreu há três meses, cuidava de três pintinhos. É comum ver o superpai ciscando na companhia dos filhotes durante o dia ou cedendo suas asas como refúgio para eles ao entardecer.
O extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), Fernando Mendes, explica que casos como o do superpai são raros.
O especialista em pequenos animais fala ainda que a situação curiosa pode ter relação com uma disfunção hormonal, que faz com que haja aumento de hormônio feminino no galo. O contrário também pode ocorrer nas galinhas.
“Alguns especialistas atribuem essa alteração nesse comportamento devido à questão hormonal, principalmente com o aumento da idade, a genética e até problemas nas glândulas reprodutoras”, destaca.