11 aeroportos em diferentes regiões terão R$ 4,6 bi de investimentos em obras

Foto: Pixabay

A modernização de 11 aeroportos vai receber um total de R$4,64 bilhões em investimentos aprovados pelo Governo do Brasil por meio do BNDES. O conjunto de obras prevê ampliações estruturais, reforço da capacidade operacional e ações de sustentabilidade. Durante o período de implantação, devem ser criados mais de 2 mil empregos diretos e indiretos. Após a conclusão, o setor terá mais de 700 novos postos permanentes.


O pacote contempla aeroportos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais, incluindo Congonhas, Campo Grande, Ponta Porã, Corumbá, Santarém, Marabá, Carajás, Altamira, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros. Para Congonhas, o prazo de conclusão é junho de 2028, enquanto os demais equipamentos têm término previsto para junho de 2026..

Após as obras, a concessionária espanhola Aena, que administra os aeroportos, poderá refinanciar a dívida em condições mais favoráveis. A empresa, maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, administra, além dos 11 aeroportos mencionados,  operações na América do Norte e Europa. 

Congonhas em destaque

A maior intervenção será em Congonhas, que terá um novo terminal de passageiros com 105 mil m², mais que o dobro do atual. O projeto inclui ampliação do pátio de aeronaves, aumento das pontes de embarque de 12 para 19 e uma área comercial superior a 20 mil m². As melhorias buscam atender ao crescimento da demanda e elevar a eficiência de um dos aeroportos mais movimentados do país.

Clique aqui e consulte e garante passagens de Maceió em promoção

Garanta aqui passagens de viagens com descontos especiais e e m 10 vezes sem juros